Geografia &10.º B/C
Dia 18 de abril, terça-feira, a turma de Humanidades (10.º C) e a turma de Economia (10.º B) reuniram-se em frente ao portão da escola para se deslocarem até à vila de Favaios.
Conhecida pelo seu famoso vinho, a Adega Cooperativa de Favaios recebeu as duas turmas para uma pequena viagem à história da sua produção. Com esta visita tivemos a oportunidade de entender que a Vinicultura é a base da sua economia.
Entretanto, fez-se hora de ficarmos a conhecer a cultura do Trigo de Quatro Cantos, um tipo de pão bastante famoso na vila. Visitamos, por isso, o Núcleo Museológico de Favaios-Pão e Vinho.
Falou-se novamente do famoso vinho e até tivemos experiências interativas no museu. A seguir, ficamos a saber mais sobre o Trigo de Quatro Cantos. Acompanhados pelo guia, fomos levados a viajar na história e na cultura daquele trabalho. Para além de ficarmos a conhecer novos tipos de vinhos e os aromas, recebemos também informações sobre como é feito o famoso pão de Favaios.
Depois da visita a Favaios, seguimos para o Pinhão. Visitamos a estação de comboios e o cais, onde almoçamos. Após o almoço, dirigimo-nos para a Quinta da Pacheca em Lamego. Lá ficamos a conhecer um pouco da quinta e pudemos apreciar os grandes salões de eventos, as adegas e as belas paisagens que a quinta tem para oferecer.
Saímos de Lamego em direção a Macedo, mas não viemos de mãos abanar. Trouxemos connosco novos conhecimentos e uma visão diferente da produção vinícola que, mediante a sua localização a vertente sul ou norte, dará o sabor mais doce ou amargo aos vinhos.
Foi uma visita de estudo muito interessante e falamos por todos ao dizer que gostamos imenso.
Ana Mendes, 10.ºC
Lara Martins, 10.ºC
Comentarios