top of page
upload_2lt65gqsjm9ucnhmtpn7q5kig7652341.png-final.jpg

Editorial

janeiro de 2022

É com grande satisfação que me sento para escrever o editorial deste, nosso, jornal escolar. Trata-se de um acontecimento há muito desejado, que agora se materializa. Por isso, uma primeira palavra para felicitar os autores do projeto, bem como todos os colaboradores. Tenho a expetativa de que este renascimento, pois já em tempos, tivemos esta prática, coincida com um tempo de renovação, de criação e de participação, de cada membro desta comunidade escolar.  

Participar na construção de um jornal, contribuindo com o que se pensa, o que se faz, o que se fez e o que se quer fazer revela um saber e um saber estar que nos deve orgulhar a todos. Ter a capacidade de produzir um jornal é sinónimo de crescimento e de maturidade. 

A capacitação dos nossos alunos para a construção do conhecimento, para a capacidade de resolver problemas, de comunicar, de ser cidadão é o objeto da nossa demanda. É o motivo que leva, diariamente, os professores, os técnicos e os funcionários  a prepararem-se para, quando a escola  abre, pela manhã, os 1300 alunos que temos usufruam de experiências diárias de contacto com a informação, com o conhecimento, com o convívio entre pares, com uma panóplia de ofertas de situações de aprendizagem, globais, que envolvem as artes, a educação física, a matemática, a língua portuguesa e as línguas estrangeiras, as ciências, a história e a geografia e muitas outras áreas do conhecimento. É nesta multiplicidade de abordagens, é no uso dos diferentes espaços e equipamentos das escolas, que os alunos crescem, evoluem e se transformam em futuro. 

Voltando ao jornal, assinalo que, nascendo num tempo de pandemia, é sinal de resiliência e de esperança, é inspiração para a retoma das nossas vidas, mudadas, mas mais fortes, é sinal que quando queremos, podemos. Bem hajam. 

Paulo Duarte Dias

Diretor do Agrupamento de Escolas de Macedo de Cavaleiros

bottom of page