A propósito do tratamento da temática “profesiones” surgiu a ideia de contar com a colaboração de pais/encarregados de educação...
... para a discussão e enriquecimento do tema, fruto das suas experiências pessoais e dos seus amores e desamores pelas profissões que exercem.
Foi com o fito no reconhecimento de que a experiência e o contacto com realidades específicas é de valorizar e aporta muito mais interesse pelas temáticas que, ao longo de duas semanas, alguns pais vieram à Escola para participar neste projeto desenhado pela turma do 9.º E, no âmbito da disciplina de espanhol.
A emoção e motivação de ter os pais/encarregados de educação como atores de um cenário que conta quase exclusivamente com a presença de alunos e professores, desencadeou uma atenção e participação mais acentuadas e com estes dois coadjuvantes cresceu a partilha de saberes.
É inegável que a participação dos pais ou encarregados de educação no contexto escolar vale para quesitos comportamentais, bem como para intelectuais. O canal de comunicação estreitou-se numa interação que foi posteriormente direcionada para momentos de inspiração e criatividade individual, após um debate sobre as ideias trazidas até aos alunos de forma tão proativa.
A lógica de descobrir e ajudar a descobrir funcionou plenamente, permitindo a evolução para níveis de compreensão progressivamente mais complexos que desembocaram em produções individuais e posicionamentos sobre o tema, absolutamente criativos e verdadeiramente amadurecidos pelas experiências trazidas.
Obrigada aos pais/encarregados de educação, pela conjugação de esforços feita em prol da qualidade da aprendizagem nas duas últimas semanas do final do 2.º período.
Lurdes Frias
Comments