Na passada quarta-feira, dia 31 de maio, foi realizada, na Escola de Macedo de Cavaleiros, a atividade designada “Mexe Coração”.
Realizaram-se alguns jogos como o Boccia, uma gincana de bicicletas, tração à corda, danças, o jogo do lencinho, do fito e do elástico. Para saber mais um pouco sobre esta atividade decidi fazer algumas perguntas a diferentes pessoas que participaram na atividade.
Teresa Ferreira, Professora de Educação Física
- Como surgiu a ideia desta atividade?
- A ideia partiu inicialmente de fazermos uma atividade desportiva interligando também a parte da saúde e da alimentação saudável, com pré e pós-treino. Fomos falando entre professores, tendo-se construído a ideia.
- Qual é o objetivo desta atividade?
- É, principalmente, promover a socialização entre professores, funcionários e alunos, incentivar a atividade física, a alimentação saudável, o convívio e a diversão. Também quisemos assinalar o mês do coração, maio, e reforçar a necessidade de termos hábitos mais saudáveis.
- Como correu a atividade?
- Penso que a atividade correu bem e não houve grandes problemas. Os alunos estiveram envolvidos, assim como os professores, o que consideramos positivo, ficando o desafio para se fazerem outras atividades para o ano letivo.
- Quer dizer que vai haver mais atividades deste tipo?
- Acho que sim. Para o ano não estarei cá, mas de certeza que haverá outros eventos do género.
Susete Santos, Equipa de Saúde Escolar do AEMC
- Em que âmbito foi criada esta atividade?
- A atividade foi criada no âmbito da Saúde Escolar para comemorar o mês do coração com a colaboração dos cursos profissionais. Participaram na atividade os professores de Português, de Restauração, de Saúde e Higiene, de Biologia e de Educação Física.
- Qual o papel da saúde escolar na atividade?
-A atividade tem o grande objetivo de promover a saúde do coração já que estamos no mês de maio, mês que o assinala. Pretendemos que a comunidade escolar esteja sensibilizada para a importância do exercício físico e da alimentação saudável na prevenção de doenças do sistema cardiovascular.
Bruno Cruz- Professor do Curso Profissional de Restaurante/Bar
- Qual foi o papel do Curso de Restauração e Bar nesta atividade?
- O papel desempenhado foi o de mostrar que existem ingredientes saudáveis que os mais novos podem consumir. São saborosos e ajudam na atividade física.
Pedro, aluno do 11.º ano do Curso Profissional de Restaurante/Bar
- Quais foram os pratos que fizeram hoje?
- Omelete com salsa, panquecas com batata-doce e água aromatizada.
Simone, aluna do 10.º ano do Curso Profissional de Técnico de Auxiliar de Saúde
- Qual foi o papel do curso profissional de saúde na atividade?
- O nosso objetivo foi avaliar o índice de massa corporal e a frequência cardíaca, tanto antes como depois das atividades propostas.
Todos os alunos demonstraram muito interesse e diversão, na prática dos jogos, principalmente os mais pequenos. Alguns até aprenderam jogos que não conheciam.
Como sabemos, hoje em dia, as crianças cada vez mais deixam de brincar e jogar uns com os outros e ao ar livre, limitando-se a jogar no telemóvel.
Esta iniciativa mostrou-lhes que, nos seus tempos livres, podem optar por praticar jogos tão simples, tão divertidos e tão saudáveis em todos os aspetos do dia a dia.
Madalena Vieira, Olho Vivo
Comments