A Ana Mendes e a Lara Martins de 10.º ano, os elementos mais recentes do Olho Vivo, também quiseram dar o seu contributo refletivo.
Pensamos que falamos por todos quando dizemos que o 1.º período foi complicado, principalmente para aqueles que fizeram a transição do 9.º ano para o 10.º.
Independentemente da área, percebemos que os métodos de avaliação, os métodos de trabalho e mesmo a exigência pedida pelos professores é muito diferente. Não estamos mais no ensino básico, onde “éramos levados ao colo“, estamos no ensino secundário e isso é realmente assustador.
Muitos de nós ainda nem sabemos bem aquilo que aspiramos seguir, no entanto, somos “obrigados” a escolher áreas. Percebemos que isso nos limita opções. Podemos chegar ao 11.º ano e perceber que a área que escolhemos não era aquela que realmente queríamos, podemos mudar, mas isso terá a consequência de perder dois anos.
Muitos fazem a escolha das áreas por conta das disciplinas. Se não gostam de História, não irão escolher humanidades; se não gostam de Físico-Química, não irão escolher ciências, o que achamos errado. Pensamos que devemos ser nós a escolher as disciplinas que queremos. Por exemplo, ambas estamos em humanidades e, no entanto, temos apenas uma língua estrangeira. Para muitos seria melhor uma segunda língua, até porque não faz muito sentido termos MACS num curso de línguas e humanidades.
Relativamente ao modo de como a matéria é dada, é algo que ainda temos de nos adaptar. Caímos de “paraquedas” num ano onde a matéria é densa, muito extensa e dada a uma velocidade demasiado rápida. Ao invés de termos 20 páginas num teste temos, por exemplo, 1 capítulo inteiro. E isso é algo que ainda não interiorizámos. Temos de estudar diariamente, e ir para os testes só com base naquilo que ouvimos nas aulas já não resulta, tal como as cábulas que fazíamos trinta minutos antes.
É muito frustrante ver as primeiras notas dos testes, cujo resultado, na maioria das vezes, não é positivo, mas a verdade é que só depois dessa avaliação é que nos apercebemos que realmente temos de mudar. Esperemos que o 2. ° período seja melhor e que todos tenham feito a escolha certa.
Boas Festas.
Ana Mendes & Lara Martins, 10.º C
Comments