No dia 5 de maio, professores e alunos transformaram o Agrupamento de Escolas de Macedo de Cavaleiros num autêntico laboratório aberto.
À imagem do que acontece em anos anteriores, com exceção dos dois últimos, por razões sobejamente conhecidas, o Departamento Curricular de Ciências dedicou um dia às Ciências. Alunos do Ensino Secundário da área de Ciências e Tecnologias, do Ensino Profissional (curso Técnico Auxiliar de Saúde) e professores de Ciências Naturais e Físico-Químicas programaram este dia, para mostrar aos mais novos algumas experiências de Física, Química, Biologia e Geologia. Estas atividades são produto do plano “Desenvolvimento do Ensino Experimental” (DEE), conduzido pelos docentes das áreas das ciências experimentais.
Para além de se divulgar o conhecimento científico, de se aplicar o conhecimento de fenómenos científicos em situações do dia a dia e de se diminuir a disparidade entre o ensino das ciências e os interesses dos alunos, procurou-se cativar e motivar para a área de Ciências e Tecnologias.
Os alunos organizadores da atividade assumiram a posição de verdadeiros cientistas e estiveram muito entusiasmados, como podemos comprovar por alguns depoimentos:
“Foi-nos proposto este projeto para ensinar aos mais pequenos o que são as ciências do nosso dia-a-dia e as reações que causam.”
“É um dia mais dinâmico em que podemos conviver com os mais pequenos.”
“Eu, no futuro, quero seguir Ciências.”
“Está a ser interessante e é giro ver as crianças felizes.”
“É um sentimento de enorme alegria e as crianças gostam e percebem o que lhes ensinamos.”
“Foi um dia para se sentir e viver a Ciência ao seu mais alto nível.”
...e como a imagem também pode valer pelas palavras, apreciem-nas!
Pelo Departamento de Ciências Experimentais, Lília Pires
댓글