Uma das equipas de “caçadores de asteroides” do Agrupamento de Escolas de Macedo de Cavaleiros fez a descoberta preliminar de três asteroides que receberam as designações de 2021 UL30, 2021 VK6 e 2021 VV67, depois de confirmados pelo Minor Planet Center. A equipa é constituída por alguns alunos da turma D do nono ano, a saber: Afonso Ruano, Ana Borges, António Pedro, Diogo Teixeira, João Costa, João Duarte, João Silva, José Barranhas, Luana Santos, Luís Salsas, Luís Reis e Santiago Godinho.
das suas órbitas. Por vezes, são detetados objetos em movimento nunca observados. Após recebidas as imagens, os alunos têm de as analisar, enviar o respetivo
Uma descoberta preliminar é a primeira observação de um novo asteroide. Os alunos utilizam um software de imagem para identificar pontos que se movimentam. Em alguns casos, esses pontos são asteroides ou cometas já conhecidos, que podem ser localizados a fim de melhorar o conhecimento das suas órbitas. Por vezes, são detetados objetos em movimento nunca antes observados. Após recebidas as imagens, os alunos têm de as analisar, enviar o respetivo relatório e as descobertas preliminares têm de ser confirmadas pelo Centro de Pequenos Planetas da União Astronómica Internacional, o organismo responsável pelos pequenos corpos do sistema solar (planetas-anões, cometas, asteroides e satélites naturais). Daqui a cerca de seis anos, quando se conhecer o asteroide a fundo, nomeadamente a trajetória e o tamanho, o Centro de Pequenos Planetas contactará os alunos que fizeram as descobertas, para lhes pedir que deem um nome ao asteroide.
Esta atividade “NUCLIO Asteroid Search Campaign” está inserida no programa IASC (International Astronomical Search Collaboration) e tem como objetivo observar novos asteroides e/ou acompanhar os já conhecidos NEOs (Near Earth Objects), através de imagens obtidas por potentes telescópios. A participação das escolas portuguesas nas campanhas de pesquisa de asteroides faz-se desde 2007 através do Núcleo Interativo de Astronomia (NUCLIO), criado por astrónomos para a divulgação científica.
As equipas do Agrupamento de Escolas de Macedo de Cavaleiros participam nas campanhas do IASC desde o ano letivo de 2020/2021 e estão sob a orientação da professora de Física e Química, Lília Pires. A próxima campanha decorre desde 21 de outubro a 15 de novembro, podendo os alunos do Agrupamento participar na mesma, fazendo, esta, parte de um conjunto de atividades do Clube de Ciência Viva Terras de Cavaleiros.
Lília Pires
Comentarios