Porque a POESIA nunca é demais!
Ficam os apontamentos dos alunos de 9.º ano sobre a Oficina de Poesia em que participaram.
"No dia 16 de maio, nós e outros alunos de 9.º ano participámos, das 10h30 às 12h00, na Biblioteca Municipal, numa Oficina de Escrita Poética com o poeta e professor Miguel Pires Cabral, natural de Macedo, mas que vive e trabalha atualmente no Porto.
Quando chegámos à Biblioteca, fomos recebidos pelo poeta que, logo que nos sentámos, se apresentou. A seguir, recitou alguns dos seus poemas dos livros, entre os quais, Pretérito Imperfeito. Leu também poemas do tio, António Manuel Pires Cabral, que dá nome à Biblioteca, e do primo, Rui Pires Cabral.
Para podermos entender alguns poemas, contou histórias da sua infância, umas divertidas, outras nostálgicas, e aventuras que viveu com o tio e os primos.
A certa altura, pediu-nos que memorizássemos algumas palavras de um dos poemas que ia ler, para construirmos, em conjunto, um campo lexical.
Os alunos presentes, que tiveram uma participação exemplar, dirigiram algumas perguntas pertinentes ao autor. Quiseram, por exemplo, saber aquilo que lhe serve de inspiração para escrever. Acabámos a atividade a falar do seu livro mais recente, “Amor Puro”.
Saímos da Biblioteca felizes. Na nossa opinião, esta atividade foi agradável, divertida e educativa. Apreciámos também a descontração do escritor. Damos a tudo nota 10 (em 10)!"
Eva, Luciana, Mariana, Pedro e Vânia, 9.º A
“O momento de oficina de escrita poética tornou-se num momento de leitura de uma poesia espetacular. Foi um encontro muito interessante e educativo, que permitiu aos alunos que participaram na atividade um conhecimento mais vasto sobre poesia, bem como técnicas para escrever este tipo de textos.”
Maria Borges, 9.º C
“Penso que, no geral, tudo correu bem, apesar de, no começo, termos estado um pouco "envergonhados" para com o escritor Miguel Pires Cabral. Mesmo assim criou-se um clima deveras agradável e foi uma boa forma de ficarmos a saber um pouco mais acerca da poesia em si.”
Diogo Sousa, 9.º C
“Além de um ambiente agradável e descontraído, o poeta tornou a oficina poética algo interessante e divertido.”
Simone Lopes, 9.º C
“O escritor fez com que esta oficina fosse bastante engraçada e para mim, que não aprecio poesia, deixou-me bastante interessada e com vontade de ler os seus poemas. Espero poder voltar a ter esta oportunidade.”
Sofia Vaz, 9.º C
“Gostei muito desta atividade e acho que devia haver mais destas atividades para promover a escrita de vários tipos de texto.”
Afonso Fernandes, 9.º C
“A atividade que fizemos em conjunto na oficina do texto poético foi extremamente interessante, de modo que me iluminou para o possível caminho da escrita poética. Mesmo não seguindo este caminho, ou tendo interesse em seguir a poesia, a atividade do “Jogo da Família Semântica” foi cativante e ensinou-me algumas técnicas de escrita que utilizarei no futuro, tanto para escrita em poesia como em prosa. Os poemas lidos foram também intrigantes e fizeram-me pensar mais profundamente sobre alguns tópicos, os quais provavelmente não me cativariam em qualquer outro contexto. De maneira geral, a atividade foi divertida e recomendaria este tipo de oficina a quem se interessasse pela poesia.”
João Cavaleiro, 9.º C
A oficina de escrita poética que nos foi proporcionada pelo escritor e professor Miguel Cabral foi uma experiência que nos permitiu alargar os nossos horizontes e ideias no que toca à arte da escrita poética.
A realização do jogo de palavras permitiu-nos desenvolver as nossas capacidades de pensamento, reflexão e criatividade. De seguida, a leitura de alguns poemas relativos às nossas origens e às alterações sentidas ao longo dos anos em Macedo fez-nos refletir sobre as mesmas.
Em contrapartida, esperávamos passar da teoria à prática, pois a nossa ideia inicial de uma oficina de escrita era um pouco diferente do que realmente aconteceu.
Em suma, apesar de não ter correspondido exatamente às nossas expectativas, foi uma experiência interessante e enriquecedora.
Ana Mendes, Ana Pinto, Ana Vieira e Diana Afonso, 9.º E
ความคิดเห็น