top of page
aemacedo-cavaleiros

A Matemática nas profissões!

Ah…, a Matemática! Já alguma vez, ao estares a dar um novo conteúdo nesta disciplina, paraste e pensaste para ti próprio, ou até mesmo te dirigiste ao teu professor, perguntando-lhe “Isto serve para quê?” ou o clássico “Nunca vou usar isto na minha vida!”?!

Com o intuito de responder a estas e outras questões, a área disciplinar de Matemática preparou a atividade, “A Matemática nas profissões”, que teve lugar no Centro Cultural, no dia vinte e um de fevereiro.  

O evento arrancou com a intervenção de Guilherme Guerra, piloto da Avincis MCS Portugal, que nos falou sobre como, ao longo da sua carreira, necessitou de usar a Matemática. Afinal, pilotar um helicóptero não é algo que qualquer um possa fazer, até porque como ele próprio reforçou que a Matemática é necessária para a realização de algumas táticas de voo e para determinar melhores rotas. 

Posteriormente, quem nos falou um pouco sobre como utiliza a Matemática na sua profissão foi o engenheiro Nuno Fontes. O seu trabalho consiste em acompanhar a montagem de carros, porém quem o faz são os robôs, que necessitam de determinados conteúdos da Matemática, como vetores, trigonometria, Teorema de Pitágoras, entre outros. Por exemplo, para conseguir obter o ângulo necessário do antebraço do robô, além de recorrer à trigonometria, que tanto desprezamos e dizemos que nunca vamos precisar, usa também o Teorema de Pitágoras (que tão bem conhecemos dos testes e exercícios). 

Em seguida, Diogo Cadavez, um engenheiro informático, destacou a importância da geometria, da álgebra e da realização de cálculos na sua rotina diária. Isto, porque a Matemática lhe fornece a base teórica para o desenvolvimento de algoritmos eficientes, que são usados para resolver problemas computacionais complexos. 

Ato contínuo, interveio a engenheira/arquiteta Anita Ribeiro, mencionando como, ao longo da sua carreira, vem executando diversos projetos, todos com a necessária aplicação da Matemática. À questão sobre qual fora o projeto em que mais aplicou a Matemática, respondeu que, provavelmente, terá sido a estação de autocarros de Macedo de Cavaleiros. 

Por último, mas não menos importante, contámos também com a presença de um professor Carlos Morais, professor de Matemática no IPB, abordou várias profissões que lidam com a disciplina. Entre estas, encontram-se a Medicina e a Agricultura. 

Penso que a atividade cumpriu o seu propósito. E a perspetiva dos alunos em relação à importância da Matemática, no seu futuro, mudou, pelo menos em relação a alguns conteúdos. 



 

Ellen Silva 

19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page