No dia 16 de maio, o Clube Ubuntu do nosso agrupamento aceitou o desafio de dinamizar a atividade
“12 horas pela Paz”, que consistiu em acender a chama da paz, e a manterem-na acesa durante 12 horas seguidas.
Inspirados em Madre Teresa de Calcutá "A paz começa com um sorriso", foi com os sorrisos do Iker e do André que, pelas 9:00 horas da manhã, a chama pela paz foi acesa, dando-se início ao apelo “AEMC” à Paz que o mundo tanto anseia.
Durante 12 horas a vigilância foi um desafio, onde o vento e a chuva foram fortes concorrentes. A resiliência e o cuidado pela “nossa “chama foi bem conseguida e, pelas 21:00 horas, o Fábio deslocou-se à escola e deu por terminado o desafio. Ficou a reflexão conjunta dos nossos alunos (do 7.º ao 12.º anos) que participaram em algumas atividades de sensibilização tais como: a escrita de mensagens de paz num mural “improvisado”, na sala de convívio/bar dos alunos, e em fitas coloridas que povoaram o portão da nossa escola sede. Esta reflexão, mostrou que todos nos preocupamos com a paz, que todos “somos ramos da mesma árvore” (Nelson Mandela) e que, por isso, temos que ajudar na edificação de pontes. Pontes que construirão uma sociedade onde o diálogo, a tolerância, a harmonia, a ética do cuidado e a liderança, devem ser pilares inspiradores para TODOS.
Como disse Maria Montessori, “A paz não escraviza os homens, ela exalta-o. Não o humilha, muito pelo contrário, ela torna-o consciente do seu poder no universo."
Ficam as imagens.
Clube UBUNTU
Comments