top of page
  • aemacedo-cavaleiros

10.º ano: Expectativa versus Realidade

Bem me avisaram que o décimo ano seria diferente.

Exige mais esforço, dedicação e concentração em aula, algo que talvez muitos de vós tenham feito no decorrer do vosso percurso escolar. Porém, eu nunca fui exatamente uma aluna que se dedicasse única e exclusivamente às minhas notas, até porque tinha na cabeça a famosa frase que já todos ouvimos pelo menos uma vez na vida, “as notas só começam a contar a partir do décimo ano”.

E realmente, as notas só começam a contar a partir daí, mas o nível de exigência é acrescido.

A maioria das pessoas tem uma perceção do décimo ano completamente incorreta, pensam que podem fazer como nos anos anteriores e estudar um dia antes do teste, o que é praticamente impossível.

Na realidade, deve ser realizado um trabalho contínuo a partir do momento em que as aulas começam, tem de ser realizado um estudo diário, ou seja, fazer mini revisões todos os dias, realizar exercícios para consolidar bem a matéria, entre outros.

É complicado com os testes, porque não é algo a que estamos habituados, o conteúdo é muito maior e por vezes perdemos demasiado tempo numa questão que não conseguimos fazer.

Eu, por exemplo, comecei o ano com medo e nervosa (algo que também não ajudou muito no momento de avaliação) e tenho de vos confessar que as minhas notas não foram lá grande coisa, no entanto, realizei um trabalho contínuo e diário. Muito provavelmente devem estar a perguntar-se, “Então, se realizaste um trabalho contínuo e diário, deverias ter tido boas notas.”. Bom, é verdade que realizei um trabalho contínuo e diário, porém não me esforcei o bastante.

Não tomava nota de tudo o que os professores me diziam ou então distraia-me, e por vezes, escapavam-me determinados assuntos. Aprendi imenso com isso e consegui subir algumas notas após me aperceber do que havia feito mal.

Tenho apenas a dizer que, no segundo período, a minha intenção é conseguir subir as notas com tudo o que aprendi até agora, e não, não vou manter nenhum pensamento negativo, pois tenho noção do que sou capaz, tal como vocês têm de ter!!


Bom Natal e próspero ano novo!



Ellen Silva


50 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page